Nelson Viegas1A Academia Ramiro Freitas, em parceria com a FERSAP, realizou o seminário "Cinco princípios chave para a educação de jovens", no dia 11 de fevereiro de 2012, das 14.30 às 17.00 horas, no Museu da Cidade de Almada.

Foi orador o Doutor Nelson Viegas, docente no MBA de Gestão na Escola de Gestão de Negócios da Universidade Autónoma, de Lisboa.

O objetivo deste seminário é sensibilizar pais e professores para a formação de jovens, e, também, de professores, com vista ao Desenvolvimento de Competências Comportamentais (divididas entre Competências Sociais, Competências de Trabalho e Competências Pessoais). As competências, por serem algo que pode ser desenvolvido e aprimorado no indivíduo permitem uma maior equidade na formação do jovem, maior inclusão e maior contribuição para o sucesso. Os benefícios imediatos para o aprendente são o aumento da Auto Imagem e Auto Estima, o aumento dos níveis de Memória e Retenção, melhoria dos Níveis de Humor, aumento da Sociabilidade e a diminuição da Agressividade, com consequente impacto positivo no aproveitamento escolar.