Academia Ramiro Freitas

Academia de Cultura e Solidariedade

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

ARF 10Anos10 20 A Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF) foi fundada em 1 de junho de 2010. Ao longo destes dez anos desenvolvemos atividades que corresponderam aos objetivos programáticos que presidiram à constituição da nossa associação. Um dos últimos grandes projetos foi a criação da Universidade Popular Almada (UP), onde se incorporaram os grandes objetivos programáticos e estatutários da ARF, e, também, se deu um grande passo com o arrendamento de instalações na Rua Capitão Leitão.
Neste momento, em que devíamos celebrar o nosso 10º aniversário com a devida solenidade, somos confrontados com penosas medidas de confinamento derivadas da pandemia, sendo uma das mais graves de todas a catastrófica queda de receitas na UP, o que coloca o futuro da UP em sérios riscos.
A todos os que nos têm acompanhado, direta ou indiretamente, neste grande projeto da Academia Ramiro Freitas e da sua Universidade Popular, agradecemos e apelamos que nos continuem a apoiar ultrapassarmos este momento difícil.
António Amaral
Presidente da Direção
Historial da ARF: http://academiaramirofreitas.org/documentos/AcademiaRamiroFreitas_brevehistorial.pdf 

 

O Nosso Trabalho em Números

>10

ações de formação

+ de 5

anos de constituição

+ de 400

participantes

>70

eventos

...opinião

O rastreio de avaliação psicológica realizado pela Academia Ramiro Freitas nas turmas do Jardim de Infância da EB Miradouro de Alfazina, sinalizou as dificuldades e problemáticas que se manifestam no pré-escolar. Este projeto foi muito importante para as crianças, para as famílias e para a escola. A deteção precoce das dificuldades destas crianças permitirá um maior sucesso escolar no 1.º ano de escolaridade.
Luís Costa
Luís Costa
diretor de Agrupamento de Escolas
A Academia Ramiro Freitas realizou uma sessão de trabalho com uma turma da Escola Anselmo de Andrade, que apresentava comportamentos de conflitos entre pares, em que o relacionamento entre alguns alunos era um pouco tenso, refletindo-se no desempenho escolar. Consideramos que a intervenção foi adequada na metodologia e para a faixa etária em questão. Auscultados os alunos, consideraram que foi uma sessão muito interessante, divertida e importante para a sua formação cívica.
Teresa Vieira
Teresa Vieira
diretora de turma
Agradecemos a disponibilidade e simpatia em nos apoiar, bem como o material disponibilizado. A sessão (Tertúlia com Pais – Orientação Vocacional) foi bastante proveitosa para todas as participantes, bem como para a equipa, tendo o feedback até ao momento sido bastante positivo.
Carla Martinho
Carla Martinho
coordenadora do Projeto Agir a fazer o futuro - E5G