Academia Ramiro Freitas

Academia de Cultura e Solidariedade

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

cineclube UP ARFUm grupo de sócios da Academia Ramiro Freitas (ARF) e de entusiastas do cinema reuniram, em 20 de julho deste ano, na Universidade Popular Almada, analisaram, discutiram e decidiram colocar em prática a proposta da ARF para se constituir um cineclube.
Sendo a cultura um ato de partilha e o cinema uma arte, será objetivo do nosso cineclube realizar sessões que se constituam em tertúlia, para, além de se ver bom cinema, se discuta sobre, não só os filmes exibidos, mas, também, a obra cinematográfica em geral, de modo a promover a cultura cinematográfica e, por este meio, elevar o conhecimento de todos os participantes nestas ações.
Vão realizar-se, também, ações de formação de cinema, abrangendo a imagem, o som e a luz, por exemplo, ações essas que se podem completar com a edição e produção, de curtas metragens, documentários, animação ou simples experimentação, não perdendo de vista os objetivos pedagógicos e culturais da Academia Ramiro Freitas, implementados através da Universidade Popular Almada.
No âmbito da educação pelo cinema, as crianças e os jovens serão, igualmente, objeto da nossa maior atenção, através de várias estratégias de envolvimento e participação, designadamente, através das escolas. Será dada particular atenção à produção local, nomeadamente, através da divulgação e exibição de obras e autores.
Em paralelo, iremos procurar constituir um acervo documental de tudo o que se relacione com o cinema em Almada ao longo dos tempos, de modo a se preservar a memória de obras e vidas que, de algum modo, marcaram a história almadense e nos enriquecem com o seu legado.

 

O Nosso Trabalho em Números

>10

ações de formação

+ de 5

anos de constituição

+ de 400

participantes

>70

eventos

...opinião

O rastreio de avaliação psicológica realizado pela Academia Ramiro Freitas nas turmas do Jardim de Infância da EB Miradouro de Alfazina, sinalizou as dificuldades e problemáticas que se manifestam no pré-escolar. Este projeto foi muito importante para as crianças, para as famílias e para a escola. A deteção precoce das dificuldades destas crianças permitirá um maior sucesso escolar no 1.º ano de escolaridade.
Luís Costa
Luís Costa
diretor de Agrupamento de Escolas
A Academia Ramiro Freitas realizou uma sessão de trabalho com uma turma da Escola Anselmo de Andrade, que apresentava comportamentos de conflitos entre pares, em que o relacionamento entre alguns alunos era um pouco tenso, refletindo-se no desempenho escolar. Consideramos que a intervenção foi adequada na metodologia e para a faixa etária em questão. Auscultados os alunos, consideraram que foi uma sessão muito interessante, divertida e importante para a sua formação cívica.
Teresa Vieira
Teresa Vieira
diretora de turma
Agradecemos a disponibilidade e simpatia em nos apoiar, bem como o material disponibilizado. A sessão (Tertúlia com Pais – Orientação Vocacional) foi bastante proveitosa para todas as participantes, bem como para a equipa, tendo o feedback até ao momento sido bastante positivo.
Carla Martinho
Carla Martinho
coordenadora do Projeto Agir a fazer o futuro - E5G