Universidade Popular

 

O conceito de Universidade Popular difere das universidades sénior ou da terceira idade. A Universidade Popular Almada carateriza-se por estar aberta a toda a população adulta, independentemente da sua idade e estatuto social, que tenha interesse na sua promoção cultural e social, através da aquisição de novos conhecimentos.


A Universidade Popular Almada é um projeto da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF) para promover a educação ao longo da vida, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal através de atividades nas áreas social, educativa e cultural, elevando os níveis de literacia, do conhecimento e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, numa perspetiva de construção de uma cidadania ativa e participativa. A atividade será desenvolvida através da realização de cursos, seminários e outras sessões de estudo, nomeadamente:

- Ciclos com aulas, com diferentes temas e periodicidades.
- Oficinas temáticas, de duração variável.
- Fórum “Pensar A Vida”, ciclo de debates e de palestras.
- Centro de Estudos Temáticos: Círculo de Estudos da Diáspora, designadamente, angolana, cabo-verdiana e outras comunidades.


Aos participantes não é exigida a apresentação de qualquer tipo de habilitações. As atividades são gratuitas, podendo as aulas e as oficinas terem valores adequados, mas de baixo valor. No final das ações, será emitido um diploma de frequência.


De momento estamos a realizar contactos para se estabelecerem parcerias e apoios institucionais, estando já confirmadas as seguintes instituições:
Câmara Municipal de Almada, Associação das Coletividades do Concelho de Almada (ACCA), Associação de Apoio à Comunidade dos Países Língua Oficial Portuguesa (AAGA); Associação da Comunidade Angolana em Almada - ACAA; Gabinete de Apoio à Inclusão Social dos Cabo-verdianos (GAIS - CV); ALCM - Associação de Língua e Cultura Mirandesa; Edufoco – Associação de Formação e Comunicação em Educação; UCAPA – União Concelhia das Associações de Pais de Almada.

 

A Equipa:

Diretor: António Amaral, licenciado em Jornalismo

Coordenação pedagógica: António Amaral, Fernando Fitas, Manuela Caeiro, Miguel Feio.

Conselho de Educação Popular: Alexandre Castanheira (membro emérito), Alexandre Honrado, José Morgado, José Rabaça Gaspar, Marina Antunes, Mário Antas, Modesto Navarro.

Administração (organização e gestão): Direção da ARF e membros do conselho de dinamização e acompanhamento (órgão da ARF)



 Regulamento Interno.

UP logo2