Informação

Relatorio.Avaliacao GAPO Gabinete de Apoio aos Pais, Avós e Alunos (GAP), iniciado em setembro de 2014, tem a missão de dar respostas mais célebres às necessidades educativas, sociais e familiares notoriamente emergentes, designadamente, a nível da psicologia. Entre o início de atividade do GAP, até final do mês de maio de 2015, foi realizado o acompanhamento de 29 alunos e 2 adultos, contabilizando 28 famílias apoiadas, num total de 294 sessões realizadas.

Clique aqui para consultar o Relatório de setembro 2014 a maio de 2015.

 

Algumas crianças têm dificuldades em lidar com os impulsos. Para elas o mundo só faz sentido se o puderem tocar, subir, desmontar e saboreá-lo.


Os pais destas crianças sentem-se frequentemente exaustos. Sabem que têm de estar presentes em todos os momentos para pôr travão ao jovem explorador. Nesta idade, a disciplina faz-se olhos nos olhos, mão na mão. Vale a pena explicar as coisas com palavras, para que, com o tempo, o seu significado seja entendido.
Mas, por si só, as palavras não contribuem para sossegar uma criança. Nesta idade, a disciplina consiste no ensino de controlo gradual dos impulsos, o que não se aprende num passe de mágica.

Ler mais: As Crianças e os Impulsos


Especialistas mostram que reconhecer o fracasso é melhor do que passar a mão na cabeça e poupar o seu filho.

Pesquisas científicas indicam que, para aprender com um erro ou fracasso e evitar que ele se repita, o primeiro passo é assumir a sua responsabilidade e pensar no que poderia ter sido mudado para alterar o resultado. Pena que não é bem isso o que costumamos fazer...

Qual pai, por exemplo, diz ao seu filho depois de perder um jogo, por exemplo, de futebol: "Erraste muitos passes, não mereceste mesmo ganhar, tens de treinar mais"? Soa até cruel, não é? É bem mais comum a criança ouvir frases como: "Tudo bem, o importante é competir", ou "Aquele árbito apitou mal demais o jogo", ou ainda "Tu és ótimo, não te preocupes, vais ganhar na próxima". Isso porque, durante várias décadas,acreditou-se que era importante manter a autoestima das crianças em alta e elogiar sempre sua performance para encorajá-las. Mas esses conceitos começam a ser questionados.

Ler mais: Como ajudar o seu filho a lidar com erros e fracassos

Academia Tomada posseO ato constituinte da Academia decorreu em 1 de junho de 2010, na Conservatória do Registo Comercial de Almada. Dias depois, a 9 de junho, realizou-se, na sede da UCAPA, a assembleia geral de sócios fundadores da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas, a qual aprovou o Regulamento Interno de funcionamento da Academia e elegeu os órgãos sociais para o mandato de três anos, de acordo com os estatutos.

A tomada de posse dos órgãos sociais decorreu na sala do ATL da EB1 da Costa da Caparica, no dia 26 do mesmo mês, cerimónia que também teve o simbolismo por este ATL ter sido fundado por Ramiro Freitas.