Formação

transicao cicloPalestra sobre a transição do 1.º para o 2.º ciclo e os problemas dos alunos no 6.º ano.
Dia 9 de maio de 2015, pelas 14h30, em Almada, pela psicóloga Cristina Morais.

Do 4.º para o 5.º ano ocorre uma mudança significativa na vida escolar das crianças e, também, para as famílias. O que muda? Como enfrentar a nova realidade?

Como podem os pais ajudar os seus filhos e estarem presentes nesta importante fase de crescente autonomia das crianças?

Que problemas se colocam aos alunos no 6.º ano e como ultrapassá-los na transição para o 3.º ciclo?

Conversas paisCiclo de palestras destinadas a pais, encarregados de educação e avós, na perspetiva de enriquecimento e melhoria das suas capacidades pessoais e parentais, tendo como objetivo o sucesso escolar e bem-estar dos seus filhos e educandos.

Tema: Para um ano letivo com sucesso
8 de novembro | 15 horas
Metodologias de estudo; problemas de atenção e concentração; dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita; regras e limites.

Tema: Hiperatividade
15 de novembro | 15 horas
Perturbação da hiperatividade com défice de atenção; agressividade; instabilidade emocional.

Dinamização: Cristina Morais, psicóloga educacional
Local: Auditório da Casa das Associações, Cova da Piedade

ARF FormacaoParentalA formação e educação parental é um objetivo prioritário e estratégico, quer no contributo para o sucesso escolar dos filhos e educandos dos formandos, quer para o aperfeiçoamento de competências e esclarecimento de dúvidas comuns aos pais.

As ações de formação da Academia Ramiro Freitas são desenvolvidas por módulos temáticos, com programa e calendarização própria, através de: ação modelar temática, oficina de pais, palestras e tertúlias.

 

 

Seminario Literacia EmocionalA Academia Ramiro Freitas, em parceria com a FERSAP e a All Coach - Academia de Liderança para Jovens, na continuação do seminário "Os cinco princípios chave para a educação de crianças", o primeiro de um ciclo e que decorreu em Almada, no dia 11 de fevereiro de 2012, com grande êxito, realizou o Seminário Literacia Emocional, igualmente centrado na educação de crianças, no dia 3 de março de 2012, no auditório da Escola Secundária Professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro.

O propósito para o desenvolvimento da Literacia Emocional é identificar emoções e sentimentos a fim de obtermos o apoio emocional e compreensão que precisamos, mas principalmente para ser capaz de mostrar o nosso apoio emocional e compreensão aos outros. Neste caso às crianças.

Nelson Viegas1A Academia Ramiro Freitas, em parceria com a FERSAP, realizou o seminário "Cinco princípios chave para a educação de jovens", no dia 11 de fevereiro de 2012, das 14.30 às 17.00 horas, no Museu da Cidade de Almada.

Foi orador o Doutor Nelson Viegas, docente no MBA de Gestão na Escola de Gestão de Negócios da Universidade Autónoma, de Lisboa.

O objetivo deste seminário é sensibilizar pais e professores para a formação de jovens, e, também, de professores, com vista ao Desenvolvimento de Competências Comportamentais (divididas entre Competências Sociais, Competências de Trabalho e Competências Pessoais). As competências, por serem algo que pode ser desenvolvido e aprimorado no indivíduo permitem uma maior equidade na formação do jovem, maior inclusão e maior contribuição para o sucesso. Os benefícios imediatos para o aprendente são o aumento da Auto Imagem e Auto Estima, o aumento dos níveis de Memória e Retenção, melhoria dos Níveis de Humor, aumento da Sociabilidade e a diminuição da Agressividade, com consequente impacto positivo no aproveitamento escolar.
 

O primeiro Workshop Dirigentes Associativos realizou-se no dia 8 de outubro de 2011, na Casa da Cerca, em Almada, promovido pela Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF) em parceria com a FERSAP.

Os objetivos específicos deste workshop são os seguintes:
- Promover o conhecimento das boas práticas do trabalho associativo;
- Formar na vertente de educação não formal, com vista ao conhecimento, experiência e domínio esclarecido de vários âmbitos do quotidiano das associações;
- Desenvolver prática da partilha para a sustentabilidade do associativismo, através de redes de trabalho e informação.

Do Programa destacamos os temas:
– Filosofia, ética e valores - Fernando Gomes | Presidente da MAG da ARF e ex-dirigente do MAP
– Desafios do dirigente associativo - Ana Beatriz Saraiva | Psicóloga
– Testemunho - Catarina Valença Gonçalves | Historiadora de arte
– Redes de trabalho e informação
– Planeamento estratégico e análise SWOT - Pedro Amaral | Gestor

 


Acção de Formação em Competências Educativas dos Pais – Apoio nas tarefas escolares. Os formandos foram seleccionados pela ASDL – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro, instituição que nos contratou, e decorreu, na sede da ASDL, de 16 de Novembro a 2 de Dezembro de 2011, em seis sessões de 1h30 cada, no total de nove horas.

Estamos disponíveis para desenvolvermos estas acções de formação, designadamente, nas escolas, através das associações de pais, ou com outros parceiros.

 

 

Ler mais: Acção de Formação em Competências Parentais