A Academia


Ramiro Freitas



Nascimento: 19/12/1949. Falecimento: 29 de Novembro de 2009

Natural da freguesia de Moreiras, concelho de Chaves.

 

Participou na fundação da UCAPA, em 2001, em representação da APEE "Bola Nova", da EB1 N.º 1 da Costa da Caparica. Desde então fez sempre parte dos órgãos sociais da UCAPA, da qual foi presidente do Conselho Executivo em 2008, e presidente da Assembleia Geral, em 2009.


Na FERSAP participou nos órgãos sociais de vários mandatos, tendo sido vice-presidente nos mandatos de 2006 a 2008, e presidente do Conselho de Jurisdição e Disciplina no mandato de 2009.

Foi presidente das direcções de várias associações de pais do concelho de Almada, designadamente, da EB1 N.º 1 da Costa da Caparica, EB 2.3 da Costa da Caparica, Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e Escola Secundária do Monte da Caparica. Fundou a União das Associações de Pais do Agrupamento de Escolas da Costa da Caparica, a primeira estrutura legalmente constituída com este âmbito no país.

Fez, igualmente, parte dos órgãos sociais da CONFAP em vários mandatos, integrando o Conselho de Jurisdição e Disciplina. Participou em vários grupos de trabalho, nomeadamente o das AEC, e em representações nacionais da CONFAP.

Foi militante e deputado pelo MDP/CDE na Assembleia da República, Legislatura II [1980-11-13 a 1983-05-30], pelo Círculo de Lisboa.

Membro da Direcção do Sindicato dos Técnicos de Desenho, décadas de 70/80.

Membro da Direcção da União de Sindicatos de Lisboa, onde chefiou o Departamento de Cultura e Tempos Livres, década de 80.

 


A Associação Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas, abreviadamente designada por Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas,  é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Almada. Pretendemos dar uma resposta às necessidades das crianças, jovens e famílias, intervindo em diversas áreas em parceria com outras organizações.

Fundada por dirigentes do movimento associativo de pais ligados à UCAPA e à FERSAP, a Academia tem como patrono Ramiro Freitas, uma grande referência do associativismo parental, quer do concelho de Almada, quer do País.

A Academia surge com o objectivo de promover o sucesso escolar e a inclusão social dos alunos do Ensino Básico, designadamente, através do apoio sócio-educativo a crianças e jovens, o desenvolvimento de actividades extra-curriculares de animação sociocultural, educativas e de apoio ao estudo, artísticas, científicas, desportivas, recreativas e de ocupação de tempos livres.

Em paralelo, porque as crianças integram a família, a Academia vai promover e realizar acções de educação e formação parental de adultos e, também, informar, apoiar, acompanhar e, ou, encaminhar pessoas e famílias em dificuldade e risco de exclusão social, através de uma resposta integrada e articulada com os serviços envolvidos.

Para operacionalizar estas intervenções a Academia vai prestar serviços de apoio às Associações de Pais e às Escolas, mediante, por exemplo, contratos a celebrar com entidades promotoras das AEC; a promoção de competências dos alunos, através do estudo apoiado; e, através de acções de formação, fomentar estilos de vida saudáveis, valores, trabalho em grupo, potenciando para a consciencialização de normas e disciplina, com vista ao sucesso escolar e social.

 

 

 

Objectivos da Academia
 
A Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas tem por fins:

a) Prestar apoio sócio-educativo a crianças e jovens, desenvolver actividades de animação sociocultural, educativas e de apoio ao estudo, artísticas, científicas, desportivas, recreativas de ocupação de tempos livres;

b) Promover e realizar acções de educação e formação parental de adultos;

c) Informar, apoiar, acompanhar e, ou, encaminhar pessoas e famílias em dificuldade e risco de exclusão social, através de uma resposta integrada e articulada com os serviços envolvidos;

d) Assegurar um conjunto de serviços (alojamento, refeições, convívio/ocupação, cuidados básicos de higiene, tratamento de roupas e actividades sócio recreativas organizadas) a idosos;

e) Promover actividades que contribuam para um desenvolvimento social sustentado favorecendo o intercâmbio associativo e articulado institucional.

 

 

 

Órgãos sociais mandato 2015/2017

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Fernando Gomes
1º Secretário: Ana Sofia de Melo
2º Secretário: Carlos Morais

Direção
Presidente: António Amaral
Vice-presidente: Luís Barradas (UCAPA)
Secretário: Paulo Duarte (FERSAP)
Tesoureiro: Alberto Gaspar
Vogal: Cecília Cavalheiro

Conselho Fiscal
Presidente: Luís Pascoal
Vogal: Alexandrina Águas
Vogal: Dina Inverno


Eleição na Assembleia Geral de 4 de março de 2015