Acção de Formação em Competências Educativas dos Pais – Apoio nas tarefas escolares. Os formandos foram seleccionados pela ASDL – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro, instituição que nos contratou, e decorreu, na sede da ASDL, de 16 de Novembro a 2 de Dezembro de 2011, em seis sessões de 1h30 cada, no total de nove horas.

Estamos disponíveis para desenvolvermos estas acções de formação, designadamente, nas escolas, através das associações de pais, ou com outros parceiros.

 

 

 

 


Plano da Formação

Finalidade
A Acção de Formação Apoio nas Tarefas Escolares constitui-se como um eixo do Programa de Treino para Pais e tem por objectivo contribuir para a redução dos défices de qualificação escolar, especificamente no combate ao insucesso e abandono escolar de crianças e jovens. No âmbito da promoção das competências educativas dos pais, esta acção contempla o treino específico das competências no acompanhamento académico dos filhos.


Objectivos Gerais
No final da acção de formação, os formandos deverão ser capazes de identificar necessidades educativas das suas crianças e de desenvolver estratégias de melhoria das próprias competências pessoais e sociais no âmbito do acompanhamento académico dos filhos.


Destinatários
Pais, mães e encarregados de educação seleccionados pela associação de pais no âmbito da sua actividade.


Competências Alvo
No que concerne a promoção das competências educativas dos pais, emerge com frequência no âmbito do treino de competência e no trabalho realizado junto das famílias, a necessidade dos pais aprenderem a encorajar os filhos na realização dos trabalhos de casa, saberem lidar com a sua relutância ou resistência, mas também de melhorarem a comunicação com os professores no que respeita ao rendimento académico e comportamento dos filhos na escola, e, ainda, saberem promover as competências de leitura ou as competências académicas e sociais dos mesmos. A integração de intervenções transversais em diferentes contextos (casa, escola, comunidade) e a acção dos diversos agentes (pais, crianças e jovens, professores, técnicos) permite uma maior consistência da estratégia global de intervenção e oferece melhores resultados na redução de comportamentos problemáticos.

Duração e Calendarização
A Acção de Formação terá a duração de 9 horas distribuídas em 6 sessões/dias, para um conjunto de um mínimo de 8 pessoas e um máximo de 12 pessoas. Sem prejuízo de eventuais alterações, o horário para todas as sessões é das 18h00 às 19h30.

 

 Criado em 08 janeiro 2011